O Partido Socialista dos Açores “renova e reitera, para esta legislatura que se vai iniciar, o desígnio de reforçar a centralidade da ilha do Faial, no que tem a ver com os assuntos do mar”.
Quem o disse foi Vasco Cordeiro, que falava este sábado, após visitar o porto da Horta.
Para o Presidente do PS/Açores, os resultados deste desígnio “estão já à vista”, uma afirmação assente num conjunto de medidas que, “a somarem-se a outras, concretizam esta estratégia”.
Vasco Cordeiro recordou que foi “já lançado o concurso público para a concretização das obras da 2ª fase da requalificação da baía do Porto da Horta, estão já em curso as obras de construção da Escola do Mar” e adiantou que o Governo Regional do PS “está já a trabalhar em conjunto com o Governo da República, no que tem a ver com a instalação na cidade da Horta do Centro de Observação Oceânica”, tendo também já sido anunciada a proposta do PS/Açores de “concretizar a criação de um Centro de Aquicultura dos Açores, na ilha do Faial”.
“Esta aposta no Faial significa também o reforço de uma parceria estratégica e de aproveitamento das sinergias que se criam com a própria Universidade dos Açores, nomeadamente com o seu Departamento de Oceanografia e Pescas. Este é um trabalho que está em curso e que o PS entende que deve continuar”, frisou o Presidente do PS/Açores, Vasco Cordeiro.