O presidente Nacional do PS e mandatário regional, Carlos César, mostrou-se satisfeito, esta sexta-feira, num comício, na Ribeirinha, em S. Miguel, com o apoio entusiástico ao PS que “mostra que o trabalho que tem sido desenvolvido é um trabalho apreciado e que a renovação do Partido Socialista é uma realidade compreendida”.
De acordo com Carlos César, o PS é um partido “adaptado aos novos desafios” começando, desde logo, pela “sua liderança”. “Aquilo que hoje posso dizer, de cabeça bem erguida, é que tenho muito orgulho no atual Presidente do Governo Regional dos Açores e que sinto que ele é um valor enorme para o desenvolvimento presente e futuro da nossa Região”, realçou.
“Hoje o que temos a certeza é que os Açorianos, do Corvo a Santa Maria, sentem no Partido Socialista a força da mudança, a força do progresso e a força da valorização dos Açores”, afirmou.
Perante sala cheia, o também Presidente Honorário do PS/Açores, falou do “trabalho que tirou os Açores, ao longo destes últimos 20 anos, da cauda das regiões da Europa”, colocando o arquipélago à frente de regiões como o Norte, o Centro ou o Alentejo.
Carlos César lembrou as adversidades e as catástrofes com que os Açorianos se confrontaram durante os 16 anos em que foi Presidente do Governo Regional, mas disse que “já superámos” muitos desafios, mas que “são muitos ainda os desafios que temos para superar”. “Nós conseguimos que a crise internacional, europeia e nacional tivesse chegado mais tarde aos Açores e que, graças à nossa governação, vai acabar mais cedo e que vamos progredir mais depressa”.
O mandatário regional quer empenhamento “naquelas que são as grandes prioridades do Partido Socialista nos próximos quatro anos”. Qualificação dos Açorianos, sistema de ensino mais eficaz nos seus resultados, formação profissional que permita ter um emprego melhor remunerado, mais investimento para promover mais emprego e sobretudo mais empregos para os jovens. Para Carlos César a investigação, a ciência e a inovação devem estar ao serviço da economia, ao serviço das empresas.
O Presidente Nacional do PS assegura dedicação para superar os desafios no setor das pescas, da agricultura, sem descurar o acesso aos cuidados de saúde por parte de todos. “Continuaremos a trabalhar para que os Açores continuem a ser um exemplo em matéria de solidariedade social”, garantiu.
Na sua intervenção, o mandatário regional abordou também a participação política: “Quanto mais Açorianos participarem na política, melhores serão os políticos” acrescentando que “nós precisamos sobretudo dos Açorianos de uma geração mais nova para podermos termos políticas de nova geração”.
Aos candidatos do PS pela Ribeira Grande, fez uma saudação especial dizendo que a “grande equipa” que trabalha a favor do concelho da Ribeira Grande constitui uma “garantia de que o desenvolvimento dos Açores não é o desenvolvimento de uma parte em detrimento de outra”.
“Todos nos ajudam para sermos um PS melhor, para servimos melhor a Ribeira Grande nos próximos quatro anos. Para fazermos melhor pelos Açores, para honrarmos o voto daqueles que confiam em nós e para honrarmos todos os Açorianos, independentemente do seu partido político, porque todos os Açorianos contam da mesma maneira para o Partido Socialista”, considerou Carlos César.