O PSD/Açores acordou do estado de letargia em que está mergulhado em sequência das eleições de outubro último para faltar à verdade aos Terceirenses.
Não é verdade que o Grupo Parlamentar do Partido Socialista na Assembleia Legislativa tenha inviabilizado um programa especial de apoio social para a Terceira, como afirmou o PSD. Pelo contrário, o PS não só votou favoravelmente as iniciativas legislativas que pretendem implementar o dito programa, como foi responsável, através da sua governação, pela criação e concretização do Programa de Revitalização Económica da Ilha Terceira (PREIT), precisamente como forma de responder aos impactos negativos da redução da presença norte-americana na Base das Lajes.
Aliás, esta iniciativa fundamental para a economia da Terceira contou sempre com o desinteresse do Governo da República de Passos Coelho, apoiado pelo PSD/Açores, sendo que só após a entrada em funções do atual Governo central, do Partido Socialista, se verificou uma vontade inequívoca de concretizar as diversas medidas de apoio contidas no PREIT.
O PS/Açores emitiu sim parecer desfavorável ao Projeto de Resolução do PSD, que visava recomendar ao Governo da República que “procedesse, rapidamente, à regulamentação” da Lei que prevê um programa especial de apoio social para a ilha Terceira apenas porque se trata de um inaceitável aproveitamento político-partidário das circunstâncias, num registo de guerrilha que em nada beneficia os Terceirenses. No fundo, o que pretendiam os deputados do PSD/Açores na Assembleia da República era obterem ganhos políticos de um processo que está em fase de operacionalização entre os governos da Região e da República, ainda que se registe um atraso face ao calendário inicialmente previsto.
O PS/Açores não faz política com as justas expetativas e anseios dos Açorianos, e dos Terceirenses em particular. O PS/Açores assumiu, desde a primeira hora, tudo fazer para mitigar os impactos negativos da redução do efetivo laboral nas Lajes e tem cumprido, de forma responsável.
Confirmando esta postura e atendendo à necessidade de ver esclarecidas todas as questões que se prendem com a implementação do referido programa de apoio social, os deputados do PS/Açores na Comissão de Assuntos Sociais requereram a vinda à comissão da Secretária Regional da Solidariedade Social.