“O Grupo Parlamentar do Partido Socialista quer estar em relação estreita com as instituições que combatem a pobreza e a exclusão social”, afirmou Renata Correia Botelho, esta manhã durante a visita que os deputados do PS eleitos por São Miguel realizaram às obras do novo Centro de Alojamento Temporário e Apoio aos Sem-Abrigo.
Esta foi a primeira de várias iniciativas que os deputados socialistas vão realizar, neste âmbito, no início da legislatura: “Queremos conhecer os problemas dessas instituições e saber até que ponto é que podemos ser uma ferramenta, enquanto partido político, de apoio a estas instituições”, acrescentou a deputada socialista.
Os encontros com as instituições que “estão no terreno junto das pessoas” permitirão “detetar lacunas e potencialidades e levá-las a quem de direito” para que “os açorianos e as açorianas que precisam, deste tipo de instituições, tenham ao seu dispor, as estruturas, as ferramentas e a formação necessárias”.
Esta manhã os deputados do Partido Socialista visitaram o Centro de Alojamento Temporário e Apoio aos Sem-Abrigo, em Ponta Delgada. As obras iniciadas há cerca de oito meses, e que decorrem dentro dos prazos previstos, representam um investimento por parte do Governo Regional de cerca de 3,8 milhões de euros.
A deputada Renata Correia Botelho lembrou que o novo Centro de Acolhimento “vai dar resposta a sensivelmente 90 pessoas mais debilitadas socialmente”, nomeadamente através do “alojamento temporário a cerca de 60 pessoas que estejam em situações mais precárias, de maiores dificuldades” e a mais 30 utentes que sejam integrados em ações formativas. Realçou também a importância que esta nova infraestrutura terá para a integração da população-alvo, “conferindo a dignidade e os instrumentos necessários para que o passo seguinte seja mais definitivo na vida destas pessoas”.
Durante a visita os deputados tiveram oportunidade de conversar com o arquiteto responsável pelo projeto e com os responsáveis pelas três instituições envolvidas: Cáritas de São Miguel, Associação Novo Dia e CRAES – Centro de Recursos de Apoio à Emergência Social.