“Para o Grupo Parlamentar do Partido Socialista uma das prioridades é o combate à pobreza e à exclusão social”, afirmou a deputada Graça Silva, esta quinta-feira à tarde, durante a visita à Quinta do Norte. A infraestrutura que o Governo Regional dos Açores disponibiliza a seis instituições - Norte Crescente, Cresaçor, Novo Dia, Arrisca, Tetrapi e Casa do Gaiato – dá resposta aos desafios na área da juventude, empregabilidade e inclusão.
Os deputados socialistas de São Miguel foram recebidos pela Norte Crescente, uma instituição que aposta na inserção social de jovens: “um trabalho muito meritório, que tem uma componente educativa muito importante, para os alunos que estão em situação de maior fragilidade, e que tem uma componente pós educativa, que é a de preparação para a inserção no mercado de trabalho, de modo a que os jovens que são acompanhados se sintam mais motivados e com maiores incentivos para obterem um percurso de vida, com mais oportunidades”, acrescentou a deputada.
Para além da valorização pessoal e profissional, a deputada Graça Silva realça “a importância dos diversos agentes que apostam na promoção das necessárias competências para uma melhor empregabilidade”.
Durante a visita os parlamentares foram informados de que neste momento há cerca de 25 jovens a usufruir do espaço mas o número pode ser superior, consoante os programas em curso. Alguns destes jovens estão em situação de grande fragilidade, não se integraram no ensino regular e é na Quinta do Norte que encontram solução para trabalhar competências pessoais, sociais e profissionais. Para além dos técnicos, os deputados de São Miguel tiveram oportunidade de ouvir testemunhos de jovens que frequentam o Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil e que partilharam as suas histórias.
Outros dos jovens que recebem formação nos diversos ateliês da Fábrica das Artes, falaram das atividades desenvolvidas e das suas motivações. “Esta visita insere-se num trabalho que o Grupo Parlamentar do Partido Socialista tem vindo a desenvolver, de proximidade com as instituições que trabalham a área social, nomeadamente as instituições que têm como principal objetivo o combate à pobreza e á exclusão social”.