O Presidente do Governo dos Açores e do PS/Açores participou, quarta-feira, num debate sobre os problemas das migrações, integrado na conferência internacional "Atlantic Dialogues" que está a decorrer na cidade marroquina de Marraquexe.
Na sua intervenção, Vasco Cordeiro reafirmou a posição, já manifestada enquanto Presidente da Conferência das Regiões Periféricas e Marítimas da Europa (CRPM), de que a crise dos refugiados na Europa obriga também a uma mediação das lideranças europeias na estabilização dos países de origem, ao invés da atual política que se limita a lidar com os efeitos destes fluxos.
O Presidente do Governo do Partido Socialista salientou, por outro lado, que muitas Regiões têm estado na “linha da frente” de atuação sem ter meios suficientes e, muitas vezes, suportando a responsabilidade financeira e técnica de apoiar os imigrantes e refugiados, assim como a sua integração nos respetivos territórios e sociedades.
A conferência "Atantic Dialogues" junta, até esta sexta-feira, em Marrocos, cerca de 250 decisores políticos e líderes de diversas áreas originários da América do Norte e do Sul, África, Europa e Ásia.
Convidado da organização para esta edição, Vasco Cordeiro participou no painel sobre as “Migrações, Mobilidade e Desafios a Longo Prazo”, que integrou ainda Fathallah Sijilmassi, embaixador e Secretário-Geral da União para o Mediterrâneo, Otaviano Canuto, Diretor Executivo do Grupo World Bank, e Andrés Rozental, diplomata e presidente da consultora Rozental & Asociados.