Foi aprovado, esta quarta-feira, o novo Plano de Gestão da Região Hidrográfica dos Açores que, para o Grupo Parlamentar do Partido Socialista, é um importante instrumento para que se continue a fazer uma administração adequada da água existente e disponível nas nove ilhas dos Açores.
“Com este Plano, garantimos uma utilização cada vez mais segura, quer seja ao nível da água de abastecimento público destinada ao consumo humano, quer para fruição, como a gestão das nossas águas balneares ou mesmo como forma de potenciar o turismo de natureza”, explicou a deputada socialista Bárbara Chaves durante a discussão do decreto legislativo regional.
Segundo a parlamentar, a gestão da água deve atender a vários objetivos, entre os quais “a promoção do uso sustentável, equilibrado e equitativo de água de boa qualidade, com a definição dos vários tipos de usos, tendo em conta o seu valor económico, baseada na proteção a longo prazo dos recursos disponíveis”.
Bárbara Chaves sublinhou na sua intervenção a importância de integrar os municípios na elaboração do novo Plano devido ao papel ativo que têm na gestão deste recurso. “A ação destas entidades, todo o empenho e a canalização de investimentos que fazem para a área da gestão da água, constituem fatores determinantes para o sucesso deste plano”, explicou.
No âmbito da discussão do diploma, foi também recordado, por José Contente, deputado do GPPS, o trabalho do Governo dos Açores no combate à eutrofização das lagoas nos Açores, que já tem dado resultados.
“O Governo Regional tem uma estratégia clara para resolver um problema que é o tratamento e cuidados das nossas águas, sejam elas territoriais ou costeiras”, finalizou o deputado socialista.