Os deputados do PS eleitos pelos Açores à Assembleia da República estão preocupados com os atrasos e a degradação na prestação de serviços por parte dos CTT no arquipélago.
A inquietação consta de um requerimento entregue no parlamento nacional, ao abrigo do regimento, que tem como destinatário o Ministério do Planeamento e Infraestruturas, e que dá conta do problema. “Existem vários testemunhos de cidadãos cujos vales de reforma têm chegado com cerca de duas semanas de atraso”, denunciam Carlos César, Lara Martinho e João Castro. “ Esta situação tem ainda um impacto mais negativo junto dos empresários que sofrem grandes atrasos na entrega das encomendas”, prosseguem.
“São também relatadas várias demoras que em muito prejudicam a vida dos cidadãos que não recebem os seus vales postais desde novembro”, contam ainda, revelando que os atrasos ocorrem nas encomendas entre Portugal Continental e os Açores, bem como no correio inter-ilhas, afetando todas as ilhas. “Já os atrasos nas encomendas de correio Internacional para os Açores são mais acentuados em determinadas ilhas, o que não se verificava antes da nova reorganização logística, nomeadamente a eliminação de postos de desalfandegamento”, afirmam.
O documento termina com um conjunto de perguntas dirigidas ao gabinete do ministro Pedro Marques. Na prática, os deputados insulares querem saber se o Governo da República tem conhecimento da situação e se o regulador tomou alguma medida junto dos Correios para exigir o cumprimento do serviço postal. Os socialistas querem ainda informações sobre a evolução dos indicadores de qualidade de serviço para os Açores e pedem para conhecer os resultados da medição da qualidade de serviço no âmbito da consultoria da PriceWaterhouseCoopers.