Os deputados do PS eleitos pelo círculo dos Açores à Assembleia da República têm vindo a acompanhar “com proximidade e atenção” a condição dos edifícios do Estado nos Açores e em particular os imóveis no centro urbano de Santa Cruz da Graciosa, colaborando no sentido de desbloquear situações existentes, quer neste caso da Graciosa quer em outros casos. “Temos apoiado a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa no processo da ‘Casa de Magistrados’ junto do Governo da República, bem como de outros projetos”, frisam Carlos César, Lara Martinho e João Castro.
Aliás, foi no seguimento de um encontro com os representantes da autarquia que os parlamentares do PS tomaram conhecimento da intenção da edilidade recuperar a antiga “Casa dos Magistrados” e também de dinamizar o espaço, colocando-a ao serviço dos munícipes através de diversas valências com impacto significativo para a comunidade.
Ao contrário do que os deputados do PSD afirmam, os referidos imóveis “não estiveram à venda”, no âmbito da alienação de património do Estado na Região. “Agora, parece fácil para o PSD falar em diligências rápidas”, realçam os deputados socialistas lembrando que “nada foi feito aos imóveis do Ministério da Justiça, quando Berta Cabral, para além de ter conhecimento desta situação, desempenhava a função de Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional”.
O Partido Socialista não se compromete com falsas expetativas e propostas como o PSD fez ao projetar uma “Rede de Turismo Militar” que incluía rotas e roteiros em quartéis, fortes, palácios ou imóveis que agora são o alvo de alerta pelo seu estado de degradação”.
“Estamos atentos às necessidades dos cidadãos, suas carências, projetos e é por isso que continuamos a trabalhar para garantir serviços adequados aos Açorianos e aos graciosenses em particular”, declaram os deputados do PS que acusam o anterior governo da República de prejudicar a Região.
“Se a situação dos serviços do Estado na Região revela alguma negligência, cabe ao anterior governo PSD/CDS-PP assumir essa responsabilidade, porque foi um governo que mais desinvestiu e prejudicou a Autonomia dos Açores, afirmaram. Os parlamentares confirmam que “prometemos e cumprimos” e acrescentam que a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa tem tido e vai continuar a merecer “todo o apoio do Partido Socialista e do Governo”.