No seguimento das visitas na ilha Graciosa, os deputados do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, José Ávila, Manuel José Ramos e Ricardo Ramalho visitaram, esta sexta-feira, a Associação de Pescadores, na Vila da Praia.
Neste encontro, os deputados admitiram a importância deste sector para a economia local e as dificuldades que, por vezes, enfrentam os pescadores Graciosenses.
“As duas peixarias existentes, da responsabilidade da Associação, permitem, desta forma, a valorização de outras espécies de pescado, contribuindo para o aumento do rendimento dos pescadores e suas famílias”, adianta José Ávila.
Os deputados socialistas tomaram ainda conhecimento na reunião das novas medidas de gestão do goraz, estabelecidas pelo Governo Regional dos Açores com o apoio dos parceiros, “que preveem um maior equilíbrio ao longo de todo o ano, com o objetivo de rentabilizar o recurso e um melhor acompanhamento das capturas”.
“Face às restrições impostas pela União Europeia, em especial para o goraz, os pescadores Graciosenses têm diversificado a sua atividade, o que consideramos ser uma mais valia para este setor na ilha e, consequentemente, para os Açores”, considera José Ávila.
Os deputados ficaram a conhecer alguns projetos daquela Associação que quer também recuperar a tradição antiga, praticamente desaparecida no final do século passado, da salga do peixe, uma iniciativa que ajudará aos pescadores aumentar o seu rendimento.