Miguel Costa apresentou, esta quinta-feira, à Assembleia Legislativa dos Açores, em nome do PS/Açores, o seguinte voto de congratulação, aprovado por unanimidade, que se transcreve na íntegra:
VOTO DE CONGRATULAÇÃO
100 anos da Sociedade Filarmónica União e Progresso Madalense
São 100 anos de excelência, 100 anos de União e de Progresso, 100 anos ao serviço da cultura, 100 anos de muitos desafios, 100 anos a nos dar música e de grande qualidade.
O Centenário da Filarmónica União e Progresso, assinalado no passado dia 15 de janeiro, é um marco histórico na cultura de um povo, da cultura do concelho da Madalena, da ilha do Pico e dos Açores e é, por isso, aqui justamente reconhecido.
São muitos anos de grandes desafios vencidos, de obra feita, física e intelectual, de persistência e motivação só ao alcance dos mais fortes, dos mais resistentes, dos que abdicam de boa parte da sua vida particular para se dedicar às coletividades. Essa é a maior parte da história da União e Progresso, história dos seus órgãos sociais, dos seus maestros e músicos, das suas famílias.
As filarmónicas são verdadeiras sociedades e instrumentos de inclusão social, escolas da vida, onde o respeito e união entre os mais novos e os menos novos é ímpar. Entre eles entrelaçam-se similitudes e diferenças como em mais lado nenhum. São, por isso, fonte de inspiração para toda a sociedade civil.
Com um percurso social e artístico cheio de sucessos, da criação de pontes constantes de cidadania, com a nossa diáspora e não só, onde famílias inteiras fazem da União e Progresso a sua casa, tocando e assumindo a liderança da Sociedade. Aqui é justo realçar a sabedoria que tem presidido aos órgãos sociais, que têm sabido passar o testemunho de geração em geração, que têm sabido juntar tantas vontades e ultrapassar tantas dificuldades, até atingir a qualidade musical que, neste momento histórico, manifesta tão claramente. Reforça-se igualmente o importante e decisivo contributo que o presidente cessante - Paulo Jorge Marcos - deu à casa, mais de uma década, pela sua dedicação e pelo seu amor à casa e à causa desta sociedade centenária. Tem sido muito mais do que uma casa de ensaio, embora isso também seja fundamental, para ser a sala de visita e a sala de muitas manifestações e convívios sociais e culturais da ilha do Pico.
Com a imprescindível União e com o constante Progresso verificado na sua longevidade, esta filarmónica marcou a nossa vida, a do concelho, a da ilha e dos Açores e esperamos que continue, por muitos e longos anos, a espalhar a arte e cultura, a solidariedade e civilidade, com a dinâmica que nestes primeiros 100 anos nunca lhe faltou.
Assim, nos termos regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista propõe que a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, reunida em Plenário no dia 16 de fevereirio de 2017, emita o seguinte Voto de Congratulação:
“A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores congratula-se pelo centenário da Sociedade Filarmónica União e Progresso Madalense e pelo insofismável contributo que tem prestado à comunidade picarota e açoriana através do seu relevantíssimo papel cultural e social.
Do presente voto deverá ser dado conhecimento à Direção da Sociedade Filarmónica União e Progresso Madalense e ao Município da Madalena.