André Rodrigues apresentou, esta quinta-feira, à Assembleia Legislativa dos Açores, em nome do PS/Açores, o seguinte voto de congratulação, aprovado por unanimidade, que se transcreve na íntegra:
VOTO DE CONGRATULAÇÃO
Tiago Rodrigues sagra-se Campeão Nacional de Seniores
Decorreu no passado dia 3 de dezembro, em Odivelas, a competição mais importante do contexto do Judo Nacional, o Campeonato Nacional de Seniores “Jogos Santa Casa” 2016, onde participaram mais de 149 atletas distribuídos por 13 categorias de peso, tendo sido o Judo Clube de São Jorge representado pelos atletas Tiago Rodrigues, Moisés Soares, Rui Azevedo, Nuno Pereira, e pela atleta Lorrayna Costa. Como árbitro da prova também esteve um dos atletas do Judo Clube São Jorge, Pedro Soares.
Tiago Rodrigues conquistou, pela terceira vez consecutiva, o título de Campeão Nacional Sénior de Judo, na categoria de -90 quilos, alcançando mais um feito, motivo de orgulho para a nossa Região, projetando novamente o nome do seu Clube, da sua Ilha São Jorge e dos Açores no topo do Judo Nacional. Destaque também para a atleta, Lorrayna Costa, que na categoria de - 48 quilos, conquistou a medalha de bronze, trazendo assim mais uma medalha do Judo Nacional para os Açores.
Tiago Rodrigues terminou assim, da melhor forma possível, o ano de 2016, conquistando o seu oitavo título nacional.
Em 2016 já tinha conquistado a medalha de bronze, no American Open de Santiago de Chile, em março (que lhe garantiu o apuramento para o Europeu de Seniores, que se realizou em Kazan na Rússia, em abril) e a medalha de bronze, na Taça Internacional KK, em outubro, premiando todo o seu trabalho, dedicação, empenho e disciplina com que encara a prática da modalidade desde os 6 anos de idade.
A conquista do 3º lugar no African Open da Tunísia, o 9º lugar no Campeonato da Europa de Seniores, e o 5º lugar no Grand Slam de Baku pelo atleta Carlos Luz, o 2º lugar pela atleta Lorrayna Costa e o 3º lugar pelo atleta André Soares na Taça Internacional KK 2016, são exemplos de outros resultados nacionais e internacionais que projetaram o nome de São Jorge e dos Açores no mundo do Judo ao longo do ano de 2016, motivo de orgulho para os Jorgenses e Açorianos.
O Judo Clube São Jorge conta com 12 classes de treino, 202 atletas federados, onde se inclui pela primeira vez na história da modalidade nos Açores, a abertura de 2 núcleos de desporto adaptado, inserido num projeto nacional intitulado “Ippon à exclusão”, sendo esta oferta desportiva a esta população uma das suas grandes vitórias de 2016.
Todo este percurso e trabalho do Judo Clube de São Jorge deverá ser potenciado com a conclusão da construção do centro de treino dedicado ao Judo, na ilha de São Jorge, onde estão a ser criadas condições de excelência para a preparação dos melhores atletas regionais, mas também para acolher a realização de estágios de preparação de equipas e seleções nacionais ou estrangeiras ao mais alto nível.
Estes resultados de excelência devem continuar a inspirar todos os envolvidos para um caminho de sucesso ao nível do alto rendimento, mas também deve potenciar o desenvolvimento sustentável de atividades desportivas e sociais, ao nível da formação de base e do desporto para todos, em São Jorge e nos Açores.
Para finalizar, realçar ainda, que no passado dia 12 de fevereiro, em Odivelas, os atletas do Judo Clube S. Jorge conquistaram mais quatro medalhas para o Judo Regional, três de ouro, pelos atletas André Soares, Tiago Rodrigues e Lorrayna Costa, e uma de prata por Moisés Soares.
Assim, nos termos regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista propõe que a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, reunida em Plenário do dia 16 de fevereiro de 2017, emita o seguinte voto de congratulação:
A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores congratula-se pelo facto do Atleta do Judo Clube São Jorge, Tiago Rodrigues ter-se sagrado campeão nacional de seniores na categoria de -90 quilos no ano de 2016.
Esta congratulação é extensiva a todos os atletas, técnicos e dirigentes do clube, que desenvolvem um trabalho de excelência, projetando o nome de São Jorge e da Região Autónoma dos Açores no topo do Judo Nacional.
Do presente voto deverá ser dado conhecimento ao atleta Tiago Rodrigues, ao Clube, à Associação de Judo do Arquipélago dos Açores e à Federação Portuguesa de Judo.