Isabel Quinto apresentou, esta quinta-feira, à Assembleia Legislativa dos Açores, em nome do PS/Açores, o seguinte voto de saudação, aprovado por unanimidade, que se transcreve na íntegra:
Voto de saudação
50 anos do Núcleo Regional dos Açores da Liga Portuguesa Contra o Cancro
A Liga Portuguesa Contra o Cancro, que assinala 75 anos de existência, destaca-se no combate ao cancro em todo o território nacional. Para além do apoio ao doente oncológico e à sua família, a instituição promove ações de prevenção e incentiva à formação e investigação em oncologia.
No Açores o Núcleo foi fundado em Angra do Heroísmo em 1966 e hoje em dia conta com delegações em Ponta Delgada e aqui na Horta. Nos primeiros tempos a prioridade passou por angariar fundos para implementar na Região um Centro Anticanceroso. O objetivo foi conseguido, no início dos anos 80, com a criação do Centro de Oncologia dos Açores Prof. Doutor José Conde.
Importa sublinhar que este centro, que está integrado no Serviço Regional de Saúde dos Açores, coordena atualmente os Rastreios do Cancro da Mama, do Colo do Útero, do Cólon e o Reto. Outra das responsabilidades do centro é o Registo Oncológico da Região Açores.
Apesar dos desafios que impõe a dispersão geográfica dos Açores, o Núcleo Regional dos Açores da Liga Portuguesa Contra o Cancro “nunca deixou de levar à população açoriana em geral e ao doente oncológico em particular o espírito e missão da Liga”.
Uma pedra basilar para o desempenho do Núcleo dos Açores tem sido o contributo e empenho dos voluntários, “a começar pelos membros de todos os órgãos sociais da instituição” até aos “vários movimentos de voluntariado existentes”.
Promover o voluntariado e a solidariedade dos açorianos para com os doentes oncológicos e as famílias continua a ser um desafio para o Núcleo Regional dos Açores da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Um desafio que o Grupo Parlamentar do Partido Socialista acredita que será bem-sucedido tendo em conta que os açorianos são reconhecidamente solidários.
O combate a esta doença, que atinge todos os setores etários, sociais e geográficos da sociedade, é uma prioridade para todos pelo que o Grupo Parlamentar do Partido Socialista, ao abrigo das disposições regimentais, propõe à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, reunida na sessão plenária de fevereiro, a aprovação de um Voto de Saudação pelos 50 anos do Núcleo Regional dos Açores da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Assim, ao abrigo das disposições regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista propõe que a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, reunida em plenário de 16 de fevereiro de 2017, emita o seguinte voto de saudação:
A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores congratula-se pela comemoração dos 50 anos do Núcleo Regional dos Açores da Liga Portuguesa Contra o Cancro. A saudação é extensiva aos seus corpos gerentes, colaboradores e voluntário.
Do presente voto deve ser dado conhecimento à Liga Portuguesa Contra o Cancro e ao Núcleo Regional dos Açores da Liga Portuguesa Contra o Cancro.