Manuel Ramos apresentou, esta quinta-feira, à Assembleia Legislativa dos Açores, em nome do PS/Açores, o seguinte voto de congratulação, aprovado por unanimidade, que se transcreve na íntegra:
Voto de congratulação
Pelos 50 anos da fundação da Sociedade Recreativa da Vitória
A 1 de Janeiro de 1967, no lugar de Vitória, freguesia de Guadalupe, concelho de Santa Cruz da Graciosa, davam-se os primeiros passos para a fundação da Sociedade Recreativa da Vitória.
Apesar dos árduos afazeres agrícolas onde predominava a cultura de cereais e do vinho, numa época em que o único meio de comunicação era a rádio, as populações sentiam a necessidade de um ponto de encontro onde pudessem conviver aos domingos, nas longas noites de inverno, de forma a esquecer um pouco as amarguras da vida.
Essa vontade empreendedora nesse dia 1 de janeiro levou a que um grupo se unisse com a finalidade de elaborar os estatutos e delinear as linhas de ação da coletividade, destacando-se entre outros Domingos da Silva, João Bettencourt, Luís Oliveira, Agnelo Gil e Manuel Silva.
Inicialmente a coletividade funcionou numa casa alugada onde os locais se juntavam para jogos de cartas, para ouvir histórias e as noticias que vinham do exterior através da rádio.
Por altura do carnaval, os exímios tocadores de viola da terra e cantadores reuniam-se na sede, para dar azo às tradições carnavalescas, fazer os tradicionais bailes de roda e danças de Carnaval.
Apesar das dificuldades, o sonho não se desvaneceu, e ter uma casa própria era um objetivo primordial.
No início da década de oitenta foi lançada a primeira pedra e assim foi-se realizando o sonho coletivo de erguer a sede social, moderna e que fosse ao encontro das necessidades da coletividade, que viria a ser inaugurada em 1989.
Com as novas condições, as atividades foram surgindo em maior quantidade, e foi no mesmo ano da inauguração que surgiu o Rancho Folclórico Juvenil da Vitória, orientado por Carlos António Oliveira, que também foi dirigente destacado desta agremiação, e que infelizmente já não se encontra entre nós.
Atualmente a Sociedade Recreativa da Vitória continua a ter um papel preponderante no panorama social, recreativo e cultural da Ilha Graciosa, disponibilizando a sua ampla sede social aos seus associados para as mais diversas atividades, bem como na organização de eventos das mais variadas naturezas, destacando se na participação, com fantasias de grupo na “Semana de Carnaval”, organizada pelo Município de Santa Cruz da Graciosa.
Recentemente, no âmbito do programa Açores Ativos, a agremiação fundou uma equipa de futsal para participar no referido torneio, abrangendo também a atividade desportiva.
O Grupo Parlamentar do Partido Socialista reconhece o importante papel que as agremiações culturais, recreativas e desportivas desempenham no panorama social da Região Autónoma dos Açores.
Assim, ao abrigo das disposições regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista propõe que a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, reunida em plenário de 10 de janeiro de 2016, emita o seguinte voto de saudação:
A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores congratula-se pela comemoração do quinquagésimo aniversário da Sociedade Recreativa da Vitória. Esta saudação é extensiva aos seus corpos gerentes e associados.
Do presente voto deve ser dado conhecimento à Sociedade Recreativa da Vitória, à Junta de Freguesia de Guadalupe, à Câmara e Assembleia Municipal de Santa Cruz da Graciosa.