André Rodrigues apresentou, esta quinta-feira, à Assembleia Legislativa dos Açores, em nome do PS/Açores, o seguinte voto de congratulação, aprovado por unanimidade, que se transcreve na íntegra:
VOTO DE CONGRATULAÇÃO
Santa Catarina conquista o “Prémio Cinco Estrelas”
A empresa Santa Catarina Indústria Conserveira, S.A, sediada na Calheta, em São Jorge, conquistou o “Prémio 5 Estrelas”. O Prémio Cinco Estrelas é uma certificação baseada na metodologia mais completa, rigorosa e flexível do mercado, a qual resulta da avaliação que é feita por consumidores finais ou por profissionais, através do comité de avaliação, de testes de experimentação e de questionários de avaliação massificada.
Os testes são conduzidos por entidades especializadas em estudos de mercado, segundo os critérios da satisfação pela experimentação, da relação preço e qualidade, da intenção de compra, da confiança na marca e na inovação, permitindo identificar o de que melhor existe no mercado.
Herdeira da antiga tradição conserveira da ilha de São Jorge, a fábrica Santa Catarina leva até à nossa mesa o melhor atum preparado segundo os métodos artesanais usados pelos antigos mestres conserveiros, conservando o melhor da natureza, garantindo o melhor sabor do atum, bem como as suas propriedades nutritivas.
A empresa Santa Catarina Indústria Conserveira, S.A. foi identificada, em abril de 2013, como uma “marca que cria valor acrescentado para o país”, no âmbito do projeto Portugal Inspira, uma iniciativa de empreendedorismo que pretende promover marcas e produtos portugueses, sendo um dos maiores empregadores da ilha, com cerca de 130 trabalhadores, dos quais cerca de uma centena são mulheres.
A preparação do atum e das conservas, feita através das experientes mãos das mulheres da ilha, obedece às mais antigas práticas artesanais, onde a constante preocupação com a qualidade, em detrimento da quantidade, permite aos consumidores encontrar no atum Santa Catarina um produto de excelência, com o sabor único do mar dos Açores.
O Grupo Parlamentar do Partido Socialista deseja que a empresa Santa Catarina, seus técnicos e funcionários, se sintam sempre inspirados pelo passado deste produto de excelência, certificados pela natureza, com qualidade devidamente reconhecida no mercado Nacional e Internacional.
Que encontrem sempre trilhos que permitam a inovação e a criação de valor acrescentado, num mercado cada vez mais exigente e competitivo, com o objetivo claro de alavancar o desenvolvimento da Ilha de São Jorge, promovendo a sua sustentabilidade socioeconómica e coesão territorial.
Assim, nos termos regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista propõe que a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, reunida em Plenário do dia 16 de fevereiro de 2017, emita o seguinte voto de congratulação:
A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores congratula-se pelo facto da empresa Santa Catarina Indústria Conserveira, S.A. ter conquistado o “Prémio 5 Estrelas”.
Esta congratulação é extensiva a todos os funcionários e administradores pelo trabalho desenvolvido, promovendo a qualidade e a inovação na produção das conservas de atum e que culminou com o reconhecimento da excelência dos produtos conferindo uma honra digna de ser relevada, projetando a Ilha de São Jorge e dos Açores.
Do presente voto deverá ser dado conhecimento à Indústria Conserveira Santa Catarina, S.A. e à Assembleia Municipal da Calheta.