A importância de apostar nos jovens de hoje para se ter uma maior participação cívica no futuro foi defendida, esta terça-feira, pelo deputado socialista José Ávila, na cidade da Horta.
O Grupo Parlamentar do Partido Socialista participou na sessão regional do Plenário Jovem do Ensino Secundário que teve como tema os 40 anos da Constituição Portuguesa.
“Estes contributos são necessários para alterar o atual estado as coisas e dar um passo em frente, em direção a uma maior participação cívica de todos os cidadãos e esse percurso só resultará se a aposta for feita nos jovens de agora”, afirmou José Ávila na sua intervenção.
O deputado socialista assumiu ainda a necessidade que existe de “combater o desinteresse pela causa pública e lutar para baixar a abstenção”. José Ávila, a propósito de questões levantadas sobre este assunto, lembrou o estudo proposto pelo Partido Socialista que irá abordar precisamente as causas para estas situações e possíveis soluções.
Sobre o tema do Plenário Jovem, o parlamentar recordou a importância da Constituição Portuguesa para as Regiões Autónomas ao consagra-las.
“A Constituição Portuguesa prevê um estado unitário, duas regiões autónomas e o poder local. O poder local, a par das autonomias, constitui uma das maiores realizações do estado democrático por andar associado à promoção do desenvolvimento, à preservação do património natural e construído”, sublinhou José Ávila.
A Sessão Regional, que decorreu esta semana na cidade da Horta, vem na sequência das sessões de escola que também contaram com a ida de vários deputados socialistas aos diversos estabelecimentos de ensino da Região.