A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo assegurou, terça-feira, 21 de fevereiro, na Horta, que uma das preocupações do Governo dos Açores é potenciar o crescimento económico do arquipélago, com a salvaguarda intransigente das caraterísticas que tornam as ilhas diferentes e peculiares a nível mundial, através da junção do turismo com o ambiente e a energia.
No final das audições nas comissões de Economia e dos Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho, Marta Guerreiro salientou o “conjunto de investimentos e de ações previstas para qualquer uma destas três áreas, que estão muito relacionadas e fazem muito sentido juntas”, com um valor global superior a 50 milhões de euros.
Relativamente ao ambiente, a Secretária Regional frisou que o foco em 2017 centrar-se-á na preservação da diversidade biológica, na água, na gestão de resíduos e no combate às invasoras, a que se junta a conclusão do Plano para as Alterações Climáticas.
O Governo dos Açores tem como um dos objetivos principais em 2017, o desenvolvimento de uma agenda política energética regional, ancorada no propósito de aumento da eficiência energética e de redução da dependência e dos custos dos combustíveis fósseis.
Marta Guerreiro, sobre a estratégia de mobilidade elétrica, salientou a sua implementação este ano, acrescentando que a Região tem “as condições ideais para desenvolver este projeto”, estando já a ser efetuado um trabalho em parceria com o poder local, com as empresas do setor dos combustíveis e com os concessionários automóveis.
No setor do turismo, a prioridade é a consolidação de uma oferta turística assente na fruição ativa de espaços naturais e, de acordo com Marta Guerreiro, com “investimentos em termos de formação, essencial neste setor, que visam quem está a fazer o seu percurso inicial, quem já está no mercado de trabalho, mas também quem pretende encontrar no turismo um setor profissional novo”.