O Grupo Parlamentar do Partido Socialista valorizou, esta quarta-feira, o envolvimento dos Açorianos em festas das diferentes localidades das nove ilhas dos Açores, como é o caso da Festa em honra de Nossa Senhora do Rosário, na Vila das Lajes, na Terceira. Domingos Cunha, deputado do PS, a propósito da Petição a favor de tolerância de ponto na terça-feira da referida festividade, frisou o facto destas serem festas com grande importância para a população.
“Podemos constatar em todas as audições, a unanimidade das opiniões proferidas por todos os intervenientes, que estas festas não correm o risco do desaparecimento, por ter sido criada, juridicamente, a Associação Cultural Lajense, que se destina à sua organização, refletindo a importância que a comunidade lhes dá”, explicou o deputado.
Domingos Cunha reconheceu que “estas festas encerram em si um valor histórico, cultural, social e económico e são as mais antigas da ilha”, lembrando que as mesmas decorrem no início do mês de outubro, e são vividas com muito entusiasmo e intensidade, não só pelo que representam histórica, cultural e socialmente para a comunidade, mas também por serem as festas que encerram o ciclo festivo que ocorre por toda a ilha”.
“Ao Grupo Parlamentar do Partido Socialista cumpre, a terminar, deixar um reconhecimento público a todos aqueles que disponibilizam o seu tempo em prol das festas de Nossa Senhora do Rosário, na Vila das Lajes, salientando o envolvimento popular das gentes do concelho da Praia e da ilha Terceira nas festividades. Com ou sem tolerância de ponto, a terça-feira das festas de Nossa Senhora do Rosário, na Vila das Lajes, continuará a ser, sempre, um grande dia de festa”, finalizou o deputado socialista.