No debate parlamentar desta sexta-feira, a propósito do Complemento açoriano ao abono para crianças e jovens, a deputada socialista, Graça Silva, afirmou que esta “é uma medida que espelha bem a aposta que o Governo Regional tem feito nos Apoios Sociais, nos Açores”, tendo-se “procedido ao seu pagamento semestralmente”.
Em discussão estava uma recomendação ao Governo Regional para a regularização do pagamento deste apoio, que tem acontecido com uma regularidade semestral, apoiada pelo Partido Socialista uma vez que a considerou “bastante demonstrativa da importância que a medida tem para os Açorinos”.
A deputada socialista lembrou que enquanto “na República houve cortes exatamente nos apoios sociais, nomeadamente no Abono de Família”, nos Açores este apoio tem aumentado “com intuito de reforçar o rendimento disponível das famílias açorianas”.
“O Governo dos Açores implementou um complemento na Região entre muitas outras medidas de apoios sociais regionais e até reforçou durante os anos em que na República houve exatamente uma política de empobrecimento das famílias. Na Região optou-se exatamente pelo contrário: pelo reforço dos salários e dos complementos”, afirmou Graça Silva, frisando que estas medidas não se tratam de “esmola, mas sim trata-se de garantir um apoio social e trata-se de dar mais rendimento às famílias”.