Perante um salão nobre do Teatro Micaelense repleto, Vítor Fraga apresentou o seu dinamismo, as suas ambições e projetou desafios para os quais está determinado em alcançar resultados.
Na apresentação da sua candidatura, o candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal de Ponta Delgada apresentou “três grandes propostas” para “construir um futuro melhor para Ponta Delgada”.
Vítor Fraga começou por propor um “novo sistema de Mobilidade que alargue o transporte urbano à verdadeira malha urbana de Ponta Delgada”, sustentando que para transportes complementares, “iremos construir duas estações rodoviárias multisserviço”, explicando que uma ficará na “Rotunda de Belém e a outra na Avenida Príncipe de Mónaco”.
“Com isto devolveremos as pessoas à cidade e ainda mais importante, devolveremos a cidade às pessoas”, afirmou o candidato do PS.
Perante o Presidente do PS/Açores, Vasco Cordeiro e o Presidente nacional do PS, Carlos César, Vítor Fraga falou de Regeneração Urbana como a sua segunda grande proposta que tem por objetivo “estimular o investimento de outros agentes públicos e privados”. “Lançaremos um amplo programa, verdadeiramente concretizável a médio prazo, não só de regeneração do centro histórico, mas também da zona litoral da nossa cidade e dos centros urbanos das nossas freguesias”, frisou.
Vítor Fraga pretende “definir claramente, dentro de cada área de reabilitação urbana, as zonas residenciais, as zonas de comércio, as zonas de lazer, as zonas de animação noturna, as zonas para desenvolvimento de alojamento e atividades turísticas, entre outras, para que todos nós possamos Viver Ponta Delgada”.
Aos simpatizantes, militantes e dirigentes presentes, o candidato socialista apresentou a Descentralização como terceira grande proposta que passa pela “aproximação e simplificação do relacionamento dos cidadãos com a autarquia”.
“As reuniões de câmara passarão a acontecer em cada uma das nossas 24 freguesias. Serão públicas, abertas à participação e intervenção cívica dos munícipes” realçou Vítor Fraga, acrescentando que “é assim que entendo o serviço público de ser Presidente da Câmara Municipal”.
“Tudo isto levar-nos-á a uma verdadeira reforma administrativa, que tornará toda a relação do Município com os cidadãos mais transparente, mais célere, mais eficiente”, continuou o candidato.
Vítor Fraga garante uma “liderança forte” para colocar Ponta Delgada “a liderar o desenvolvimento dos Açores” sem deixar ninguém para trás. “À parte as festas e os descerramentos de placas ou as promessas dos últimos tempos, estão por resolver um sem número de questões relacionadas com estratégias concretas para a limpeza, a mobilidade, a regeneração urbana, a política social, a dinamização e valorização dos espaços públicos, a valorização das 24 freguesias do concelho, entre tantos outros aspetos”, afirmou.
Na sessão de apresentação, Vítor Fraga anunciou o lançamento do “Fórum Viver Ponta Delgada”, cuja primeira sessão ocorrerá na primeira quinzena de maio. Este será um fórum, aberto à participação de todos, irá percorrer todas as freguesias para recolher propostas da sociedade civil, nas mais variadas áreas, para o programa eleitoral.
Na sua intervenção, o mandatário da candidatura classificou “o Eng.º Vítor Fraga” de ser “um persistente lutador dos ideais que comunga”. “Em momentos difíceis das suas funções, como governante, nunca virou costas aos desafios e às dificuldades” afirmou José Aires Raposo, lembrando o caso das Low Cost como prova do “dinamismo e capacidade de concretização que é capaz de imprimir aos objetivos a que se propõe alcançar”.
Já o mandatário para a Juventude desafiou os jovens para impedirem políticas que hipotecam o futuro. “Merecemos um concelho dinâmico, ambicioso e com resultados à vista de todos. Isto consegue-se votando no PS e em Vítor Fraga”, afirmou Luís Pimentel.
“Comigo como Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada está assegurada essa convergência e parceria entre a autarquia e a Juventude para trazer para o debate político, bem como para agenda pública, a importância da Juventude”, declarou o candidato do PS.
“Assumi este desafio de livre vontade e consciente de que temos um largo caminho pela frente”, anunciando que “faço-o com a convicção de que a nossa vitória será a vitória do Concelho de Ponta Delgada”, afirmou Vítor Fraga.