O Grupo Parlamentar do Partido Socialista anunciou que irá, a breve trecho, apresentar uma iniciativa legislativa com o objetivo de “incrementar o grau de transparência do relacionamento do Parlamento com os cidadãos”. O anúncio foi feito, esta quarta-feira, por André Bradford no encerramento das jornadas parlamentares que decorreram na ilha do Pico.
“É nossa intenção propor na Assembleia a criação de um espaço especifico no site do parlamento, um portal de participação e da transparência, que forneça um conjunto de informações aos cidadãos sobre os instrumentos existentes para que eles possam participar ativamente e terem iniciativas cidadãs junto do Parlamento e também disponibilize um conjunto de elementos de informação sobre a atividade interna do Parlamento”, explicou o líder parlamentar do PS/Açores.
Para André Bradford “há uma obrigatoriedade das instituições publicas, incluindo a Assembleia, de facilitar o acesso à informação pública aos cidadãos”.
“Se nós reorganizarmos alguma da informação existente, no próprio site da Assembleia, se acrescentarmos alguns elementos que estão dispersos, como legislação que tem às vezes uma leitura e uma interpretação difícil, julgo estarmos a dar um contributo importante para que as pessoas tenham uma imagem mais informada da atividade do Parlamento”, afirmou o socialista.
Embora disponíveis para serem julgados em permanência porque tal faz parte da condição e da atividade de deputado, os parlamentares, de acordo com André Bradford, consideram que muitas vezes encontram “críticas que não assentam em informação correta e argumentos críticos não legítimos porque não correspondem à realidade”.
“O que nós queremos é criar mecanismos que permitam às pessoas saberem, disporem da informação necessária para poderem analisar criticamente a atividade do Parlamento e a atividade dos deputados”, finalizou André Bradford.