O Secretário Regional dos Transportes e Obras Públicas afirmou hoje que o Governo dos Açores continua a investir na requalificação das estradas, o que “dá bem nota da preocupação que existe em ter uma rede viária que permita circular de uma forma segura e eficaz", frisando que as acessibilidades são um "elemento fundamental de promoção da proximidade e desenvolvimento das localidades”.
Vítor Fraga frisou que, nos últimos quatro anos e meio, foram executados investimentos no arquipélago ao nível das infraestruturas e vias de comunicação "num montante global de 17 milhões de euros", acrescentando que "ainda estão em execução cerca de seis milhões de euros e para lançar concurso ou em fase de contratação cerca de quatro milhões de euros de investimento”.
O Secretário Regional salientou ainda que está em curso “um conjunto de empreitadas de sinalização horizontal, ao longo das nove ilhas, num valor superior a um milhão de euros, precisamente com o objetivo claro de melhorar os níveis de segurança de circulação, pois esta é uma das nossas preocupações”.
Vítor Fraga, que falava na inauguração da requalificação da Estrada Regional n.º 1 – 1.ª, entre o Pilar da Bretanha, João Bom e os Mosteiros, adiantou que, “com esta intervenção, conclui-se nesta zona do concelho de Ponta Delgada, um ciclo expressivo investimento na requalificação da rede viária regional”.
A obra hoje inaugurada, que representa um investimento de cerca de 1,1 milhão de euros, vai permitir, segundo o Secretário Regional, "garantir uma melhor e mais segura circulação" a todos os que circulam nesta estrada diariamente, mas também aos que visitam os Açores e por ali passam.
O titular da pasta das Obras Públicas frisou que, apesar de “todas as dificuldades que foram colocadas pelo anterior Governo da República, quando recusou o acesso a fundos comunitários para a construção de estradas, o Governo dos Açores desenvolveu um trabalho meritório e conseguiu um regime de exceção, limitado é certo, no valor global de cerca de 16 milhões de euros para o período 2014-2020, para intervenções em várias estradas da Região”.
“Isto levou-nos a tomar opções, a avaliar a importância e a pertinência de cada um dos investimentos e a optar por aquilo que considerámos ser o mais urgente, aquilo que era mais premente realizar no imediato para responder às necessidades das nossas populações”, afirmou.
Vítor Fraga salientou que, sendo a obra hoje inaugurada “um investimento que responde às justas reivindicações da população desta zona do concelho de Ponta Delgada”, é também “a concretização de um compromisso assumido".
"Mais uma vez, estamos perante um compromisso assumido que é um compromisso cumprido”, afirmou o Secretário Regional. [GaCS]