Os deputados do Grupo Parlamentar do PS Açores respeitaram o compromisso assumido, recentemente, de iniciar um processo de consensualização sobre a questão ambiental nas Lajes: “Tal como o PS/A defendeu, o importante neste momento é garantir uma resolução satisfatória e célere do problema ambiental que existe na Terceira, em consequência da presença norte-americana na Base das Lajes, e não alimentar disputas partidárias que não beneficiam os Açorianos”. A afirmação da deputada Bárbara Chaves surge à margem da reunião da Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho que, esta sexta-feira de manhã, analisou dois projetos de resolução sobre esta matéria.
O Grupo Parlamentar do PS Açores insiste na necessidade “da Região ter uma posição forte e legitimada que permita exigir a reparação dos danos ambientais nas Lajes”, acrescenta a deputada. O PS Açores propôs aos outros partidos com assento na Comissão, a audição do Governo Regional para dar conta dos mais recentes desenvolvimentos, uma proposta que só contou com a oposição do PSD/A.
Postura diferente teve o CDS-PP que não só “mostrou vontade e disponibilidade para criar consensos”, como também decidiu prescindir do pedido de urgência do seu projeto de resolução e propor a audição do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), para permitir um conhecimento mais exato sobre os últimos acontecimentos.