“A Ilha Terceira é um bom exemplo de como se pode valorizar mais o pescado nos Açores, vendendo a melhores preços quase as mesmas quantidades”, afirmou José Ávila, na sequência do encontro dos deputados do Grupo Parlamentar do PS Açores, realizado esta sexta-feira, com a Associação Terceirense de Armadores, no Porto de Pescas da Praia da Vitória. O vice-presidente do Grupo Parlamentar realçou os dados mais recentes sobre o setor das pescas, nomeadamente os aumentos homólogos que se estão a verificar: “Até 29 de junho nos Açores a pescaria cresceu 1,2%, os rendimentos subiram 6% e o preço-médio aumentou na ordem dos 20%”.
José Ávila confirma que “com as medidas que foram implementadas recentemente o pescado tem sido mais valorizado”, cumprindo a estratégia de “Melhor Pesca, Mais Rendimento” que tem sido defendida pelo Governo Regional dos Açores: “Conseguiram aumentar os rendimentos em cerca de 6%, portanto, os resultados estão à vista”. Em resposta aos jornalistas, o deputado do PS Açores garante que “o peixe dos Açores sempre foi muito valorizado e, desde que foram implementadas algumas medidas de valorização e manuseamento do pescado, a bordo das embarcações, e isso tem-se notado no aumento do preço médio, que tem acontecido, nomeadamente desde o início de janeiro, com um aumento à volta de 20%”.
Quanto ao caso dos rendimentos dos pescadores, o deputado socialista considera importante a confirmação do presidente da Associação de Terceirense de Armadores de que “na Terceira não há ninguém a receber abaixo do salário mínimo regional”. No entanto, José Ávila insiste que é preciso atuar eficazmente nos casos concretos em que a distribuição de rendimentos está a prejudicar os pescadores: “Há algumas comunidades piscatórias, nomeadamente na ilha de São Miguel, em que é preciso agir para defender os direitos dos pescadores”.