O Presidente do Governo dos Açores é orador, esta quinta-feira, na 8.ª Cimeira Europeia das Regiões e Cidades, que decorre em Bucareste, na Roménia, com a participação de centenas de lideres regionais e locais que vão debater e adotar uma Declaração sobre o futuro da União Europeia (UE).
Vasco Cordeiro, enquanto Presidente do Governo e da Conferência das Regiões Periféricas e Marítimas da Europa (CRPM), intervirá no debate sobre o papel das regiões e das cidades na construção de um futuro sustentável, em que participam o Vice-Presidente do Comité das Regiões, Markku Markkula, o Presidente da Assembleia das Regiões da Europa, Magnus Berntsson, e a Presidente da Câmara de Sibiu, na Roménia, Astrid Fodor.
A Cimeira (Re)New EUrope, promovida pelo Comité das Regiões e pela Presidência Romena do Conselho da UE, decorre numa altura crucial para a Europa, tendo em conta as eleições para o Parlamento Europeu agendadas para maio, o debate sobre a definição do próximo quadro financeiro plurianual e a saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit).
Realizado de dois em dois anos, este evento junta líderes de governos e de assembleias de regiões e cidades da União Europeia, altos representantes de Estados-membros e das instituições europeias, bem como de diversos outros organismos.
Nos trabalhos participam o Presidente do Comité das Regiões, Karl-Heinz Lambertz, a Primeira-Ministra da Roménia, Vasilica Viorica Dăncilă, a Comissária Europeia para a Política Regional, Corina Crețu, o negociador-chefe da Comissão Europeia para a saída do Reino Unido da União, Michel Barnier, e vários deputados europeus, entre outros.
Na sessão de encerramento, que contará com a presença do Presidente da Roménia, Klaus Iohannis, será adotada a Declaração de Bucareste, com a visão das regiões e das cidades para uma União Europeia renovada.
O Presidente do Governo participa, também na quinta-feira, na reunião da Mesa do Comité das Regiões, órgão de coordenação política composto pelo presidente e vice-presidentes, pelos coordenadores das delegações nacionais e pelos presidentes das comissões e dos grupos políticos.
A Região Autónoma dos Açores tem assento no Comité das Regiões – organismo que conta com mais de 350 membros oriundos de todos os Estados Membros - desde a sua criação, sendo atualmente representada por Vasco Cordeiro.
GaCS/PC