“A Europa, através das suas políticas e medidas, tem tido influência no setor das Pescas nos Açores e foi importante a reflexão e a troca de ideias que aqui fizemos sobre os desafios futuros que vamos enfrentar nesta área”, afirmou José Ávila, vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores, à saída do debate “Porque é que a Europa Importa? Impactos da Europa nas Pescas”, realizado no âmbito das Jornadas Parlamentares.
“Com a evolução que o setor das Pescas tem vindo a ter nos Açores, com o aumento de rendimento dos pescadores e com a implementação dos contratos de trabalho, há instrumentos como o FundoPesca que vão ser cada vez menos necessários”, adiantou o Parlamentar, exemplificando uma das questões que foi debatida.
No debate, que segundo José Ávila, foi “muito positivo e esclarecedor, não se falou muito em rendimento nem em recursos, o que quer dizer que neste momento as pescas estão bem e recomendam-se”.
O deputado do GPPS/A realçou “a possibilidade de ser o próprio Governo dos Açores a decidir sobre a aplicação das verbas do Fundo Europeu dos Assuntos do Mar e das Pescas, que estão consignadas aos Açores, no próximo quadro comunitário, caso seja aprovado”.
O debate, realizado no Museu Casa dos Botes Baleeiros, em São Mateus, iniciou o segundo dia das Jornadas Parlamentares do PS/Açores, subordinadas ao tema “Os Açores na Europa pós-2020” e contou com a participação de Gui Menezes, Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, de Paulo Melo, da Associação Terceirense de Armadores, de Paulo Borges e Paulo Guitas, do Sindicato de Pescadores da Terceira, e de Gualberto Rita, da Federação das Pescas.