“Os investimentos que estão previstos no Plano e Orçamento de 2020 são importantes para Santa Maria e vão garantir que se prossiga o ciclo de desenvolvimento que temos alcançado”, afirmou Bárbara Chaves. A deputada do PS/Açores destacou algumas das medidas regionais que vão beneficiar os marienses e identificou projetos concretos que vão marcar o ano de 2020 em Santa Maria.
A parlamentar mariense referiu algumas das medidas regionais que vão beneficiar os marienses, como por exemplo, “a nível dos apoios para doente oncológicos, recuperação das listas de espera, incentivos para a fixação de médicos na Região, reforço do apoio aos idosos para a aquisição de medicamentos e gratuidade nas creches para famílias com menores rendimentos”, entre outras.
Em concreto sobre a Ilha de Santa Maria, Bárbara Chaves destacou a “consolidação de investimentos que concretizam os compromissos assumidos pelo Partido Socialista”, como por exemplo, as obras que decorrem na Escola, em concreto no pavilhão e nas vedações: “Como é do conhecimento pública a intervenção na escola não pode beneficiar de fundos comunitários, pelo que os cerca de 2 milhões de euros que a Região está a investir, tiveram que ser faseados ao longo destes últimos anos”. O apoio para reabilitar a estrutura onde vão ser instalados todos os ATL’s da Santa Casa da Misericórdia, foi outro dos investimentos referidos.
Ainda sobre os compromissos assumidos, a deputada, valorizou “a entrada em funcionamento da incubadora de empresas, que vai permitir que novas empresas se instalem na ilha e desenvolvam as suas atividades”. Também foram referidas as intervenções para a conclusão do cinema do aeroporto – “que passou por um processo de transferência de propriedades mais moroso” - a reabilitação da antiga torre de controlo e a reabilitação de antigas casas “redondas” na zona do aeroporto.
Bárbara Chaves sublinhou ainda a importância das melhorias no acesso à zona balnear de São Lourenço, bem como um conjunto de investimentos que a Portos dos Açores vai concretizar na zona, como seja “a reabilitação da Casa da Alfandega e da Gare Marítima de Passageiros”. No setor agrícola, em Santa Maria, a parlamentar referiu “as obras de conclusão do centro de divulgação florestal; a reabilitação de caminhos agrícolas e o reforço no abastecimento de água à lavoura, bem como o aumento dos apoios para a recuperação das vinhas, que este ano deixam de ter limite orçamental para a atribuição dessas verbas”.