O Presidente do Governo visitou hoje a Igreja Paroquial do Capelo, na ilha do Faial, que foi atingida por um incêndio no início deste mês, tendo disponibilizado apoio para a elaboração do projeto de arquitetura, para o restauro das peças afetadas e para a comparticipação nas obras de recuperação do templo.
“Ficou já acertado o apoio para o projeto de arquitetura para a recuperação da igreja e para os trabalhos de restauro”, adiantou Vasco Cordeiro, que foi acompanhado nesta visita pelo pároco do Capelo, padre Fábio Carvalho, pelo Ouvidor Eclesiástico do Faial, padre Marco Luciano, pela Presidente da Junta de Freguesia, Ana Oliveira, pelo Vice-Presidente da Câmara da Horta, Luís Botelho, e pelo Secretário Regional da Educação e Cultura, Avelino Meneses.
Segundo o Presidente do Governo, estes procedimentos vão avançar de imediato e, uma vez elaborado o projeto de arquitetura, será possível ter uma ideia mais concreta dos custos da obra de recuperação da igreja.
”Entre o Governo dos Açores, a Câmara Municipal da Horta, que já manifestou essa disponibilidade, e a própria comunidade do Capelo, julgo que será possível rapidamente ter este processo em andamento”, afirmou Vasco Cordeiro, que manifestou ainda a sua solidariedade pessoal e do Governo dos Açores por um “acontecimento, compreensivelmente, traumático” para a freguesia e para a Igreja da ilha do Faial.
A 4 de janeiro, a Igreja de Santa Ana foi afetada por um incêndio que destruiu parte da cobertura, designadamente a da capela-mor, a sacristia, o arquivo paroquial, os paramentos e as alfaias litúrgicas.
GaCS/PC