Desde 2016 que o Partido Socialista assegurou a existência de creches em todos os concelhos da Região e investiu nas respostas sociais dirigidas às crianças e suas famílias. “Existem atualmente nos Açores mais de 300 respostas sociais, com capacidade para acolher 12.500 crianças e jovens de todas as ilhas, em parceria com as Santas Casas e IPSS”, afirmou Isabel Quinto.
A deputada do Grupo Parlamentar do PS/Açores falava na sequência da aprovação de uma proposta da oposição: “O Partido Socialista dos Açores, concorda com o reforço das respostas da rede de creches e ATL entre as freguesias de São Bartolomeu e Altares, no concelho de Angra do Heroísmo, criando novas valências caso se revele necessário. Também concordamos com a adoção, a título gratuito, com o transporte coletivo de crianças para os ATLs, em parceria com as instituições”.
“A taxa de cobertura de creches e amas, que rondava os 30%, há cerca de cinco anos, está atualmente nos 44%, o que, na prática, significa um reforço de mais de 700 vagas disponíveis em creches e amas em toda a Região e, sobretudo, em todos os concelhos”, destacou a parlamentar, durante o debate. Como fez questão de esclarecer, “quando falamos em coesão territorial não estamos a falar da igual dimensão de todas as valências em todas as freguesias. Estamos sim a falar de dar resposta a todas as necessidades existentes”.
Isabel Quinto defende que “as respostas sociais ao nível destes equipamentos são essenciais na promoção da coesão social e territorial. O investimento no reforço da capacidade de resposta nestas áreas é, pois, fundamental, priorizando a acessibilidade das crianças provenientes de contextos mais vulneráveis, para que essa integração nas valências de creche e ATLs contribua de forma positiva para o desenvolvimento integral e inclusivo das crianças e jovens”.