O Secretariado Regional da Juventude Socialista dos Açores esteve reunido na Ilha do Pico, no concelho de São Roque, onde definiu várias orientações no âmbito da sua ação, nesta que foi a primeira reunião do órgão executivo desta organização após o Congresso Regional realizado em São Miguel.
Destacando o balanço muito positivo do 14º Congresso Regional, que acolheu mais de duas dezenas de moções sectoriais que suscitaram um amplo e dinâmico debate, o líder da JS/Açores sublinhou o facto das recomendações terem sido tidas em consideração pela direção regional da Juventude Socialista dos Açores, salientando assim a importância dada à proximidade e às ações no terreno, estando, desta forma, “junto das pessoas, dos jovens e ouvindo as suas preocupações e as suas ideias e, com eles, arranjar soluções para ultrapassar os desafios do futuro”.
Face ao mote de proximidade com os jovens, é neste contexto que a juventude partidária irá estabelecer a sua agenda política para as eleições legislativas regionais, tendo como iniciativas centrais “O Futuro Contigo” e “JS Ao Teu Lado”.
“O movimento regional de participação e de auscultação dos jovens “O Futuro Contigo” irá dar origem à agenda política jovem que a JS/Açores vai apresentar ao Partido Socialista dos Açores. Através desta iniciativa, iremos ouvir as ideias e as propostas que os jovens entendem ser prioritárias para o futuro da região. Este processo de auscultação e de debate será realizado através de sessões públicas a ocorrer ilha a ilha”, afirmou o líder da JS/Açores.
O projeto teve início já durante o mês de fevereiro, nas ilhas do Faial e Pico, sendo com “muita satisfação que vemos os jovens mobilizados e envolvidos no projeto, mostrando que acreditam que a JS/Açores é a estrutura partidária que mais e melhor os defende”.
Já através do “JS Ao Teu Lado” serão realizadas várias reuniões e sessões de proximidade com os mais diversos agentes da nossa comunidade, empresários jovens e organizações de juventude.
“Acreditamos na força transformadora da agenda que queremos construir com o contributo de todas e todos, de forma a conseguir concretizar respostas para os desafios que os jovens enfrentam nos principais palcos da sua vida: educação, trabalho, habitação e mobilidade, como também o combate às alterações climáticas. Todas as nossas ações e propostas darão grande ênfase a estas questões que são cruciais para o modelo de desenvolvimento sustentável que a nossa geração tanto aspira”, sublinhou Vílson Ponte Gomes.
Vílson Ponte Gomes referiu também que “a criação de mecanismos que permitam a qualquer jovem que queira fixar-se na sua terra será uma das nossas prioridades, quer no imediato como no futuro”.