A Secretaria Regional da Saúde garante chamadas gratuitas para a Linha de Saúde Açores 808 24 60 24 a partir de hoje, a fim de melhorar o acesso da população a este serviço.
A medida foi estabelecida como prioritária pela Secretária Regional da Saúde, Teresa Machado Luciano, e resulta de um grande esforço efetuado junto da operadora responsável e da colaboração das restantes operadoras nacionais.
A Linha de Saúde Açores tem vindo a ser reforçada desde o início da pandemia COVID-19, quer através do trabalho dos enfermeiros do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, quer através de outros profissionais, conforme acordado entre a Secretária Regional da Saúde e a Ordem dos Enfermeiros.
A Linha de Saúde Açores tem vindo a receber, diariamente, entre 700 e 800 chamadas.
Durante o período diurno, o atendimento é assegurado por oito enfermeiros e, durante o período noturno, por quatro enfermeiros.
Neste momento, existe capacidade para colocar 10 postos de atendimento, podendo este número crescer conforme as necessidades.
O número de chamadas recebidas é avaliado regularmente, a fim de se ajustar o número de enfermeiros necessários.
A Linha de Saúde Açores 808 24 60 24 é uma linha de apoio e aconselhamento médico.
Para informação geral, não médica, os Açorianos devem consultar o portal criado pelo Governo dos Açores no âmbito da pandemia, em http://covid19.azores.gov.pt, ou contactar a Linha Açores de Esclarecimento Não Médico COVID-19, com o número 800 29 29 29.
A Linha Açores de Esclarecimento Não Médico COVID-19 está disponível entre as 08h00 e as 20h00, todos os dias da semana, apoiada ainda pelo endereço de correio eletrónico esclarecimentocovid19@azores.gov.pt.
A Autoridade de Saúde Regional reitera a necessidade de serem cumpridas todas as recomendações já tornadas públicas a este propósito, em especial a de, em caso de sintomas, não procurar um Hospital ou Unidade de Saúde, mas ligar para a Linha de Saúde Açores 808 24 60 24.
GaCS/SRS