O Presidente da JS Açores sublinhou esta quarta-feira que as medidas de apoio aos estudantes deslocados no continente, apresentadas hoje pelo Governo Regional dos Açores, “são respostas adequadas e pragmáticas ao momento em que vivemos”, destacando ainda “o esforço gigantesco dos próprios estudantes, assim como das suas famílias, ao terem cumprido, com rigor, as orientações da Autoridade de Saúde Regional”.
“O que era importante era encontrar uma solução”, frisou Vílson Ponte Gomes, recordando que “a ação foi, devido as circunstâncias, até bastante positiva, prestando apoio aos que estão longe, e garantindo, em simultâneo, a segurança, a saúde e o bem-estar de todos”.
Dentro do pacote de medidas apresentadas, a JS Açores destaca a criação da Linha Verde de Apoio ao Estudante Deslocado (800 24 25 26 ou apoioestudantes@azores.gov.pt), no estabelecimento de um elo direto entre o Governo e os estudantes, que pretendam regressar à Região, ou que se encontrem em situação de carência económica ou social. Os jovens socialistas realçam, ainda, a disponibilização de um apoio financeiro e social para colmatar as despesas básicas fruto da deslocação no continente, assim como da prestação de apoio psicológico, em caso de necessidade.
Além destas propostas, sublinham ainda a solução encontrada para os estudantes que já tinham passagens de regresso compradas na Azores Airlines e que se viram confrontados a desmarcar e a transferir para a TAP.
“Acompanhando, desde o primeiro momento, a situação vivida pelos jovens estudantes deslocados, a JS Açores propôs soluções que garantissem, por um lado, um regresso seguro a estes jovens e, por outro, a proteção da saúde de todos, tendo em conta os tempos difíceis que vivemos”, sublinhou o líder da juventude socialista.
Para Vílson Ponte Gomes, as medidas hoje anunciadas, refletem também as recomendações e os contributos da JS Açores enquanto porta-voz da vontade dos Jovens, no sentido em que “estamos ao lado das soluções”, vincou, recordando ainda que, “mais uma vez, marcamos presença num diálogo plural e aberto, na procura do melhor para os jovens Açorianos, ao longe e ao perto”.