A Secretaria Regional da Solidariedade Social, através do Instituto de Segurança Social dos Açores (ISSA), inicia quinta-feira, 23 de abril, a segunda ronda de contactos com os idosos com mais de 65 anos da Região Autónoma dos Açores.
Os telefonemas visam sensibilizar os idosos para o cumprimento das regras de circulação na via pública e disponibilizam recursos no apoio ao suprimento de necessidades básicas, no sentido de evitar saídas desnecessárias da sua residência.
Recorde-se que os primeiros contactos estabelecidos pelos técnicos do ISSA abrangeram 30.489 pessoas, tendo sido identificados 573 casos em que os idosos se demonstraram mais frágeis, se encontravam isolados ou sem qualquer suporte familiar ou outro, com quem o ISSA manteve contacto nos dias seguintes.
No âmbito destes contactos, foram apoiadas 74 pessoas em oito ilhas da Região, nomeadamente uma nas Flores, sete no Faial, quatro na Graciosa, 10 no Pico, sete em S. Jorge, cinco na Terceira, uma em Santa Maria e 39 em S. Miguel.
Esta iniciativa tem em conta o atual estado de emergência resultante da pandemia de Covid-19 e surgiu em cumprimento das recomendações da Autoridade de Saúde Regional e das medidas implementadas pelo Governo da República.
O contacto visa explorar outras questões, nomeadamente se o idoso se encontra bem, se necessita de algum tipo de apoio ou se possui algum auxílio familiar, no sentido de prevenir a doença.
De modo a zelar pela saúde dos idosos, na eventualidade de serem beneficiários de prestações sociais, os técnicos têm reforçado, no decorrer desses contactos, a importância de o pagamento ser efetuado por transferência bancária, por forma a evitar que se desloquem às agências bancárias ou aos CTT.
GaCS/AIC