A Linha de Apoio Psicológico COVID-19 Açores, criada a 23 de abril com o número verde 800 296 296, e exclusivamente destinada a prestar apoio psicológico aos Açorianos, suspende o seu funcionamento segunda-feira, 15 de junho.
A decisão de suspensão resulta da progressiva retoma dos serviços de apoio psicológico/saúde mental, bem como da atual situação epidemiológica da COVID-19 nos Açores, que se traduz numa maior estabilidade e segurança para a população.
A Linha de Apoio Psicológico, que funcionou durante cerca de dois meses, apoiou aproximadamente duas centenas de pessoas, proporcionando-lhes primeiros socorros psicológicos, aconselhamento e acompanhamento psicológico regular, bem como encaminhamento para serviços de saúde especializados, nomeadamente medicina familiar, psicologia clínica, pedopsiquiatria e psiquiatria.
Estiveram afetos a este serviço 33 psicólogos, maioritariamente com especialidade na área da psicologia clínica, provenientes de diversas instituições da Região, a quem se juntaram 14 alunos finalistas da licenciatura em Psicologia da Universidade dos Açores, que deram apoio à linha no ‘back office’, não fazendo atendimento telefónico.
Esta linha esteve em articulação com a Linha de Apoio Não Médico, a Linha de Saúde Açores, a Linha RIAC e a Linha de Apoio ao Estudante Deslocado para o encaminhamento de situações entre cada uma delas, consoante a tipologia de chamadas recebidas.
A partir da próxima semana serão retomados os canais habituais de atendimento das situações até aqui tratadas através desta Linha.
GaCS/AIC