“O PSD insiste em abdicar de dar aos Marienses a posse sobre um património tão importante como é o caso do Forte de São João Baptista. É incompreensível esta teimosia do PSD de Santa Maria, e da Autarquia de Vila do Porto, que já podia ter garantido a recuperação desta estrutura tão emblemática para a nossa ilha”, lamentou João Vasco Costa.
Para o deputado do PS/Açores “o Forte de São Baptista é dos marienses e não há qualquer vantagem em transferir esse património para tutela da Região”. No entanto, insistiu, “se o Forte passar para a Câmara Municipal - como propôs o Partido Socialista, em Assembleia Municipal, onde igualmente se pediu a declaração de utilidade municipal do mesmo tendo tal pretensão sido inviabilizada pela maioria social democrata -, todo o processo de recuperação tinha sido mais célere, como aliás aconteceu com as estruturas militares da Espalamaca e com o Monte da Guia, que já estão recuperados”.
João Vasco Costa recordou a disponibilidade já manifestada pelo Governo dos Açores para garantir apoio na recuperação do Forte de São João Baptista: “O PSD sabe que este património pode ser recuperado com fundos comunitários e que o executivo liderado por Vasco Cordeiro já assegurou apoio técnico e financeiro para avançar com a requalificação desta estrutura”.
“É inaceitável que o PSD/Açores queira retirar da posse dos marienses a gestão do Forte de São João Baptista. É inaceitável que o PSD não queria assumir as suas responsabilidades, nem mesmo ao nível autárquico”, referiu o deputado socialista, que esta sexta-feira participou na Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho.