A Secretaria Regional da Saúde já divulgou a rede de laboratórios aderentes à convenção para a realização de testes de despiste ao coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, em território continental.
Assim, a partir de hoje, residentes e não residentes que se desloquem para a Região poderão fazer o teste no posto de colheita mais próximo, sendo o custo integralmente suportado pelo Governo dos Açores.
Para tal, deverão contactar um dos postos de colheita das entidades convencionadas, apresentando comprovativo de reserva e de pagamento de deslocação e documento de identificação.
O laboratório deverá agendar e realizar o teste até 72 horas antes da partida e enviar o resultado para o cidadão e para a Direção Regional da Saúde até à hora da viagem.
O passageiro deverá apresentar o comprovativo de realização do teste, com resultado negativo, à chegada, em papel ou suporte digital.
A convenção estabelecida entre o Governo dos Açores e os laboratórios tem por objeto a realização de testes de despiste ao coronavírus SARS-CoV-2 pela metodologia RT-PCR e visa tornar o processo de deslocação e chegada à Região mais cómodo e célere, garantindo a proteção do passageiro, bem como da saúde pública.
A lista está publicada no site dedicado à COVID-19, em https://covid19.azores.gov.pt/?page_id=6304.
(GaCS)