A Secretária Regional da Solidariedade Social anunciou hoje, na Calheta de São Jorge, que as instituições daquela ilha já usufruíram de três viaturas ao abrigo do programa ‘Solidariedade em Movimento’, num investimento por parte do Governo dos Açores de quase 200 mil euros.
“Na primeira fase, foram atribuídas duas viaturas, sendo um minibus de 21 lugares para a Santa Casa da Misericórdia das Velas, no valor de 89 mil euros e uma viatura de nove lugares adaptada ao transporte de pessoas com mobilidade reduzida, no valor de mais de 47 mil euros à Santa Casa da Misericórdia da Calheta”, disse Andreia Cardoso.
Na segunda fase do programa, foi deferida uma candidatura, designadamente da Casa de Providência de São José, para aquisição de um minibus de 18 lugares, num investimento de quase 51 mil euros.
“Somando os valores da primeira e segunda fase do programa, estamos a falar de um investimento global de 187 mil euros no transporte das faixas etárias mais vulneráveis, designadamente, crianças, jovens e idosos da ilha de São Jorge”, sublinhou Andreia Cardoso.
A governante assinou hoje um contrato de cooperação com a Casa de Providência de São José para aquisição da respetiva viatura, que pretende colmatar as necessidades ao nível de transporte das crianças que frequentam as suas valências Creche e Jardim de Infância.
A instituição conta atualmente com uma frequência de cerca de 92 crianças nas duas valências, dispersas por freguesias fora da sede e do concelho e na sua maioria sem transporte próprio.
Esta atribuição pretende também reforçar o transporte das crianças e jovens do Lar Especializado, que é atualmente frequentado por 15 jovens, decorrente de um aumento na sua capacidade”, acrescentou a Secretária Regional.
Andreia Cardoso esteve também na Casa de Repouso João Inácio de Sousa, onde assinou um contrato de cooperação no valor de cerca de 650 mil euros para fazer face às obras de requalificação e ampliação da cozinha e sala de refeições.
“Este investimento, bem como todo aquele que tem sido realizado pelo Governo dos Açores, no âmbito das respostas sociais direcionadas para a terceira idade, pretende contribuir ativamente para a melhoria da qualidade das instalações e funcionamento das respostas, assim como para a melhoria das condições de acolhimento da população idosa da ilha de São Jorge”, frisou.
Durante a visita, a responsável pela pasta da solidariedade social entregou ainda os certificados aos cuidadores formais da Casa de Repouso João Inácio de Sousa e do Instituto de Santa Catarina relativos às formações realizadas em 2019.
As formações tiveram como objetivo dar resposta a uma necessidade identificada pelas Instituições com resposta social na área dos idosos, procurando promover a aquisição, atualização e aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a prática dos colaboradores das IPSS’s e Misericórdias da Região.
(GaCS)