Os deputados do Partido Socialista dos Açores à Assembleia da República congratularam-se, esta sexta-feira, com a aprovação em Conselho de Ministros, da aquisição de seis novos navios de Patrulha Oceânicos, um investimento no qual destacam a elevada importância para as competências de fiscalização do Mar dos Açores.
“Neste momento, não poderíamos deixar de registar a persecução deste objetivo, perseguido há longo tempo, no sentido de dotar o país de meios indispensáveis à sua vocação marítima atlântica”, considerou o deputado socialista, João castro.
A decisão para aquisição de navios da classe “Viana do Castelo”, anunciada no Dia da Marinha, integra o programa de aquisição que já se encontrava previsto na Lei de Programação Militar de 2019, que representa uma despesa de 352 milhões de euros ao longo dos próximos oito anos.
De acordo com João Castro, “estes são navios militares destinados ao controlo do espaço marítimo sob jurisdição portuguesa, na qual se destaca a fiscalização do Mar dos Açores, mas que têm também capacidades para uso civil, ao nível de busca e salvamento, controlo de pescas, combate à poluição e combate ao narcotráfico”.
O programa, cujo início se dá já este ano e se estende até 2029, conta com a entrega do primeiro navio até ao final do ano de 2023.