Os deputados do Grupo Parlamentar do PS/Açores eleitos pela ilha Graciosa denunciam “os graves constrangimentos que estão a afetar o transporte de mercadorias para algumas ilhas e lamentam que a Portos dos Açores falhe na gestão das operações para as ilhas ditas mais pequenas”. No sentido de obter mais esclarecimentos da parte do Governo Regional, os deputados José Ávila e Manuel Ramos entregaram já um requerimento no Parlamento Açoriano.
“É preciso que se esclareça porque é que na noite de dia 5 de julho os trabalhadores da Portos dos Açores, no porto da Praia da Vitória, saíram de serviço deixando a bordo do navio da Transinsular 30 contentores que deveriam ser transportados para outras ilhas, pela GS Lines, dois dos quais se destinavam à Graciosa”, referem os deputados.
Agora, explicam, “esta falha vai fazer com que estes dois contentores só cheguem à Graciosa daqui a 15 dias e os outros com, pelo menos, uma semana de atraso às ilhas de destino, o que provoca sérios constrangimentos”.
José Ávila e Manuel Ramos avisam que, “mesmo que as empresas de cabotagem insular façam um esforço para garantir a regularidade do abastecimento às ilhas, de pouco servirá se a Portos dos Açores proceder de modo a provocar mais demoras para imputar mais custos”.
Tendo em conta que “os transportes marítimos de mercadorias se revestem de uma importância crucial para uma região arquipelágica como a nossa”, os deputados do Partido Socialista solicitam, através de requerimento entregue na Assembleia Legislativa dos Açores, que o Governo Regional confirme se tem conhecimento desta situação e o que pretende fazer para que tal não se repita”.