Os partidos da coligação que sustenta o Governo Regional chumbaram esta terça-feira uma proposta do Partido Socialista dos Açores que visava aumentar em 30% os incentivos à contratação, nomeadamente no Programa Contratar, nas suas vertentes Contratar+ e Contratar Estável, a atribuir às entidades empregadoras que celebrem contratos de trabalho com jovens desempregados abaixo dos 35 anos, jovens desempregados e jovens estagiários que tenham concluído o programa Estagiar L ou T.
Vílson Ponte Gomes, que apresentou a iniciativa do PS no debate que decorreu na cidade da Horta, realçou que “este aumento dos apoios à contratação de jovens permitiria promover a empregabilidade jovem e, em simultâneo, reforçar a contratação de trabalhadores pelas empresas que estão há mais de um ano a ter uma redução contínua e constante da sua atividade, devido à pandemia”.
Para o deputado socialista, a medida teria um “efeito multiplicador que direcionaria as empresas para a contratação de trabalhadores, que iria promover contratos mais estáveis e garantir um rendimento muito importante para os jovens trabalhadores”.
“A crise económica e social provocada pela pandemia da Covid-19 veio abalar, mais uma vez, o início da carreira profissional dos mais jovens, dificultando a sua emancipação. Só com apoios reforçados teremos uma hipótese de combater estas desigualdades mas, infelizmente, os partidos da coligação que sustentam este Governo Regional assim não entendem”, lamentou o deputado do Partido Socialista, Vílson Ponte Gomes.