“Não podemos perder a credibilidade externa na Europa que construímos ao longo dos anos”, alerta Berto Messias, manifestando preocupação quanto “à capacidade do atual Governo na gestão e aplicação dos fundos comunitários”. O deputado do PS/Açores, falava depois da audição do Subsecretário Regional da Presidência, realizada esta sexta-feira, na Horta, no âmbito da proposta de Plano e Orçamento de 2022.
Berto Messias realça que “os Açores têm sido um excelente exemplo de aplicação dos fundos comunitários” e defende que, “face à oportunidade única que existe, com os fundos europeus e as verbas do Plano de Recuperação e Resiliência que vão chegar à Região”, este executivo tinha que garantir, “mais credibilidade e realismo nas propostas que apresenta para o futuro dos Açores”.
“Temos alguns sinais de ineficiências e incapacidades do atual Governo que nos preocupam, indiciando que não terão capacidade para executar devidamente estes fundos”, lamenta o deputado do PS/Açores, reiterando que o reconhecimento que existe, a nível nacional e europeu, sobre a capacidade dos Açores, não pode ser posto em causa”.
"O Grupo Parlamentar do PS reitera a total disponibilidade para ser um parceiro ativo no processo de construção europeia, sendo fundamental que não se descure a credibilidade externa que os Órgãos de Governo Próprio regionais materializaram, desde a Autonomia Democrática e que foi bastas vezes reconhecida no passado recente pela Comissão Europeia", concluiu.