Na sequência da audição realizada esta sexta-feira, na Comissão de Política Geral, à Secretária Regional das Obras Públicas, Tiago Branco alertou para “a baixa execução do Plano aprovado para o corrente ano”, considerando que isso retira “credibilidade à proposta que o executivo açoriano apresenta para 2022”.
O deputado do Grupo Parlamentar do PS/Açores recorda que o atual Governo, “quando foi confrontado com a redução de verbas em 2021, face a planos de anos anteriores”, assegurou que “o Plano de 2021 só iria ter verbas possíveis de executar!”.
No entanto, acrescenta, como se constata, “em 28 ações do Plano de 2021 da Secretaria Regional das Obras Públicas e Comunicações, 20 delas têm 0% de investimento executado e das restantes 8, apenas 1 tem mais de 50% executado, sendo que outras não atingem mais que 16% de execução financeira”.
Esta “incapacidade para concretizar os compromissos assumidos” e o facto da proposta de Plano e Orçamento assentar em “receitas fictícias”, são motivo de preocupação para o Partido Socialista. “Em sede de Comissão tivemos oportunidade de questionar a governante sobre que credibilidade merece uma proposta que prevê executar mais de 120 milhões quando este ano, os 94 milhões de euros inscritos só tinham, em junho, pouco mais de 17 milhões de euros executados, ou seja, 18,6%?”.