Foi com total perplexidade que o Secretariado de Ilha do PS de São Miguel tomou conhecimento das declarações ontem proferidas pelo Secretário Regional da Saúde e Desporto quando confrontado pela RTP-Açores a propósito do processo de vacinação na modalidade “Casa Aberta” na nossa Região.
Com efeito, ontem no telejornal os micaelenses puderam constatar que enquanto a modalidade “Casa Aberta” já está - e bem - a funcionar na ilha Terceira, na maior ilha do nosso arquipélago tal ainda não acontece porque – pasme-se – a Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel está à procura de um espaço onde possa prestar este serviço, uma vez que o Pavilhão do Mar, local onde ao longo destes meses foi conduzido o processo de vacinação, encontra-se ocupado por uma iniciativa promovida pela Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego.
Numa altura em que, a nível nacional se redobram os apelos para que os maiores de 65 anos recebam o reforço da vacina, sobretudo antes do Natal, e antevendo um novo pico da pandemia, é impensável que, mais uma vez, a maior ilha dos Açores sofra com incúria e impreparação por parte dos responsáveis políticos a quem cumpre zelar pelo bom funcionamento deste processo.
O PS de São Miguel exige que o Governo dos Açores resolva com imediata celeridade esta situação de modo a permitir que a modalidade “Casa Aberta” entre em funcionamento o mais rapidamente possível.
Recorde-se que a modalidade “Casa Aberta” foi criada com o objetivo de permitir que os cidadãos seniores possam ser vacinados contra a Covid-19 e/ou contra a gripe, sem agendamento prévio.