A candidata do Partido Socialista à Assembleia da República, Cláudia Cabrita, reuniu com a Associação Comercial e Industrial da Ilha do Pico, onde pode validar a importância dos apoios concedidos pelo Governo da República de António Costa às empresas, nomeadamente o apoio à manutenção dos postos de trabalho.
O tecido empresarial tem na Ilha do Pico um peso expressivo, e que tem sido alavanca para o seu conhecido desenvolvimento e posicionamento na Região e no Mundo.
Esta Ilha tem um exponencial imenso que deve ser reconhecido, explorado e apoiado. Seja na promoção dos bons produtos já reconhecidos, seja na promoção de outros ainda pouco reconhecidos, mas que representam também a grandiosidade e multiplicidade da Ilha.
A Região Autónoma dos Açores além das caraterísticas já reconhecidas pelo Mundo têm ainda outras potencialidades a considerar, nomeadamente a sua posição Atlântica estratégica que lhe conferirá um lugar de destaque a nível digital.
Foram partilhadas preocupações entre a Associação e a candidata, relativamente ao impacto do custo das matérias-primas e aumento do custo dos fatores de produção que está já neste momento a acontecer e que pode colocar as empresas num processo complicado de sobrevivência. Sobre esta matéria a agenda de António Costa propõe as melhores medidas de apoio, sendo que a candidata assume fazer lembrar sempre a quem de direito as especificidades das empresas de Região.
A propósito do PRR - Plano de Recuperação e Resiliência – considera injurioso o fato das empresas açorianas terem sido as únicas do País a ficar fora das Agendas Mobilizadoras, devido a uma má ação do Governo Regional dos Açores, e espera que possamos noutra oportunidade aproveitar todos os apoios disponibilizados às empresas.