O candidato do PS pelos Açores à Assembleia da República defende que “todas as pessoas têm direito à oportunidade”, e não devem ser estigmatizadas em função “da estratificação social, do sítio onde vivem, cor, raça ” ou de outros fatores.
Sérgio Ávila falava aos jornalistas no âmbito da visita a uma “start up” que hoje é uma empresa de sucesso, cujo empreendedor teve apoios do anterior Governo Regional para criar e desenvolver o projeto, quando era beneficiário do fundo de desemprego.
O candidato às eleições do próximo domingo disse que este é um exemplo “entre muitos mais” de alguém que não se conformou com a situação de beneficiário de apoios sociais que são “necessários e justos” em determinada fase da vida das pessoas, e procurou aproveitar uma oportunidade.
Por outro lado, defendeu, o facto de não ter sucesso numa primeira iniciativa “não deve marcar uma pessoa para o futuro”, referindo que grande parte das mais destacadas “start up” a nível mundial “são de pessoas que não obtiveram êxito” noutras atividades anteriores.
É nesse contexto que afirma que “não podemos estigmatizar socialmente” ninguém por “um insucesso pontual” e esse é “um dos principais valores que estarão em decisão nestas eleições”, cabendo “aos portugueses, aos açorianos, acredito, optarem por aquilo que consideram os valores justos, numa sociedade moderna e equilibrada”.