O Grupo Parlamentar do PS vai requerer a audição do Conselho de Administração do Hospital do Santo Espírito da Ilha Terceira (HSEIT) na Comissão de Assuntos Sociais, no sentido de esclarecer a eventual existência de um surto de COVID-19 naquela unidade hospitalar.
O anúncio foi feito em Angra do Heroísmo, pelo deputado Tiago Lopes, em conferência de imprensa.
O deputado recordou as informações vindas a público de que, no HSEIT, “teria sido ou estaria a ser dada uma orientação para juntar doentes COVID-19 em enfermarias com doentes não COVID-19”.
“Embora esta informação tenha sido desmentida pelo Presidente do Governo Regional em plenário, não podem subsistir dúvidas e devemos esclarecer a notícia do jornal Diário Insular de que o "SARS-CoV-2 contraído no hospital pode explicar um morto na Terceira", frisou o deputado do PS.
O parlamentar do PS referiu “existirem relatos que ainda continuam a chegar ao GPPS”, adensando as dúvidas dos socialistas nesta matéria.
Sobre o evoluir da situação pandémica na Região, Tiago Lopes manifestou algumas preocupações e frisou que os Açores são “a única Região do País com o Rt superior a 1 (1,02), sendo a única no patamar da incidência elevada e tendência crescente”.
O deputado do PS realçou, ainda, que a Região possui ainda, ao contrário de todas as outras regiões, uma “presença significativa da variante Delta”, de mais de 15%.
“Impõe-se, por isso, prudência nas medidas a tomar no combate à pandemia, algo a que nem sempre temos assistido”, sublinhou Tiago Lopes.
“Aspetos como a informação, a clareza e a capacidade de esclarecer e tranquilizar os Açorianos no curso desta pandemia, que já vai longo, parecem-nos essenciais. E é por isso que o PS continuará sempre a bater-se”, finalizou o deputado socialista eleito pela ilha Terceira, Tiago Lopes.