O Grupo Parlamentar do Ps vê com grande preocupação “mais um atraso” no avanço do processo de instalação de um porto de atividades espaciais (Spaceport) em Santa Maria, uma “decisão do Governo Regional hoje conhecida pela comunicação social, de encomendar mais estudos”.
Joana Pombo questiona o porquê da “decisão de se avançar com mais estudos jurídicos e consultorias externas subcontratadas, se a própria Secretária Regional da Cultura, Ciência e Transição Digital, Susete Amaro reconhece que o Governo tem tudo pronto para avançar com um novo concurso?”.
A deputada do PS recordou que “o impasse jurídico resultante da contestação de um concorrente ao anterior concurso ficou resolvido a 2 de dezembro e a favor do Governo Regional”.
Joana Pombo estranha a “demora em surgirem novos desenvolvimentos no processo”, até porque o próprio Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro”, disse a 17 de dezembro que a Região “estaria a acelerar o processo”.
“Para um governo que diz que está a acelerar o processo, e após o próprio Coordenador da Estrutura da Missão dos Açores para o Espaço ter dito que o projeto está pronto para ser relançado, tendo sido revisto, simplificado e melhorado em alguns aspetos técnicos e jurídicos, faz-nos alguma confusão não ver nada a acontecer”, lamentou a deputada socialista.
Joana Pombo recordou que o “processo de criação do porto espacial em Santa Maria, para conceber, instalar e operar o lançamento de microssatélites arrancou já em setembro de 2018” e salientou que “enquanto o Governo Regional envolve todo o processo numa letargia sem precedentes”, Santa Maria “está a perder a oportunidade e a ficar para trás”, já que “os potenciais interessados estão a investir noutras paragens, como Nova Zelândia, Noruega, Suécia ou Escócia”.
“Para além de querermos que o processo conheça novos desenvolvimentos, queremos também que os Marienses estejam a par do que se vai – ou não – passar na sua ilha. E por isso, em requerimento, já questionámos o Governo se se irão realizar sessões públicas de esclarecimento na ilha de Santa Maria, à semelhança do que aconteceu na passada legislatura, até 2020”, frisou a deputada do PS eleita pela ilha de Santa Maria, Joana Pombo.