O Secretariado de ilha do Partido Socialista das Flores lamenta que o Governo Regional e os partidos que suportam o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) insistam em colocar ilhas contra ilhas, ao beneficiar algumas ilhas em detrimento de outras, condenando, desta forma, a apresentação de uma iniciativa legislativa, por parte destes partidos, que visa apoiar os produtores de leite da ilha de São Jorge, mas que nada refira em relação à ilha das Flores.
Para o PS/Flores, não é compreensível que se proponha a criação de uma medida de apoio direto aos produtores Jorgenses, e não se interceda, no mesmo sentido, no caso das Flores, junto da Cooperativa Ocidental, para que o futuro da produção de leite na ilha não venha a ser posto em causa.
Relembrando que ainda muito recentemente, aquando da sua deslocação à ilha, o Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural defendeu, durante um encontro com a Cooperativa, a reconversão do setor do leite para o setor da carne, os socialistas pretendem saber porque umas ilhas poderão vir a beneficiar de um apoio direto aos produtores, através do programa POSEI, e outras não.
O responsável pela pasta da Agricultura aproveitou-se, na ilha das Flores, do difícil momento com que os produtores estão confrontados e resolveu o problema ao oferecer-lhes incentivos para a sua reconversão, mas, agora, e no caso de São Jorge, já se preparam para encetar todos os esforços necessários no sentido de conceder um apoio direto à produção.
Se dúvidas houvesse agora ficou claro e lamentamos que assim seja, que os produtores da ilha das Flores estejam a ficar para trás. Agora, e quando mais é preciso intervir, pede-se da parte do Governo Regional que haja uma atuação idêntica para a ilha das Flores.
São 10 os produtores que entregam leite na Cooperativa Ocidental, mas são 15 os postos de trabalho que se encontram em risco, bem como toda a comercialização de produtos, cuja qualidade já foi por inúmeras vezes reconhecida nos mais variados concursos, que está a ser posta em causa.
Para o PS/Flores é mais do que tempo de agir na defesa do setor do leite, dos produtores Florentinos e da Cooperativa Ocidental, para que se possa continuar o desenvolvimento de uma atividade essencial para a ilha das Flores, apelando, por isso, a que o Governo Regional não discrime as ilhas e possa interceder junto da Cooperativa Ocidental, na mesma medida que prevê apoiar os produtores da ilha de São Jorge.