O Partido Socialista da Graciosa tomou conhecimento da decisão do Governo Regional de transferir as crianças de 3, 4 e 5 anos do jardim de infância da Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz para a escola do ensino básico, comunicada ontem aos pais com a indicação que têm de fazer a matrícula até ao dia de amanhã.
Esta inusitada opção política do Governo, porque é disso que se trata, foi tomada de forma unilateral, ou seja, nas costas dos pais, que, de um dia para o outro, veem a sua vida dar uma volta com a qual não contavam.
Esta é uma situação grave que demonstra falta de transparência, falta de diálogo e de uma arrogante demonstração de poder.
O Governo não teve a coragem de falar com os pais antes de tomar esta decisão de transferir as crianças para escolas que, na situação em que estão, não aguentam a carga que querem impor ou, então, não dispõem de condições de higiene e segurança devida.
Assim, o Secretariado do Partido Socialista da Graciosa exige que este Governo reverta esta decisão incompreensível e que inicie um processo de diálogo com os pais, Escola e Santa Casa, no sentido de se encontrar soluções consensualizadas e capazes de garantir as mesmas condições que são dadas aos pais de outras ilhas.