A situação que se vive no Porto de Ponta Delgada é reveladora do estado a que chegou a atual governação nos Açores. “Apesar dos diversos avisos, apesar dos sucessivos alertas, o Governo e a Portos dos Açores deixaram a maior infraestrutura portuária da Região ser afetada ao ponto de ficar em risco a sua operacionalidade”, denunciou Humberto Bettencourt, membro do Secretariado do PS de Ponta Delgada.
Para o PS Ponta Delgada, as recentes avarias das gruas que operam no Porto de Ponta Delgada apenas ilustram a ausência de investimento e a falha sucessiva em acautelar uma gestão previdente e proactiva. “É uma tremenda irresponsabilidade provocada pela inação do Governo e da Portos dos Açores. A paralisia e a letargia são as imagens de marca de uma governação que, infelizmente, tem puxado os Açores para baixo”, referiu o socialista.
O concelho de Ponta Delgada é o principal motor do desenvolvimento económico da Região e o seu porto comercial é a principal porta de entrada das mercadorias e matérias-primas indispensáveis à economia regional. “O agravar reiterado dos constrangimentos no Porto de Ponta Delgada penalizam a atividade económica e não se percebe o atavismo e a passividade demonstrados pelo Governo que, sucessivamente, e face aos problemas sinalizados, tem feito ouvidos de mercador e empurrado com a barriga para a frente. Exige-se, por isso, que o Governo atue e aja com soluções concretas. Ponta Delgada não pode continuar a sofrer com a paralisia e inação do governo da coligação, concluiu Humberto Bettencourt, membro do Secretariado do PS de Ponta Delgada.